PRINCIPIOS DAS ARTES MARCIAIS

Os seguintes principios, representam 5 atitudes virtuosas que todo o praticante de qualquer arte marcial ou cidadão comum, deveria evidenciar a cada momento.

Os principios do TAEKWONDO, (tal como são conhecidos tradicionalmente), são 5:

Cortesia, Integridade, Perseverança, Auto-Domínio e Espírito Indomável.

 

As artes marciais exigem dos seus praticantes muita disciplina, e com isso, é indicada para pessoas que possuem uma má conduta, é indicada para pessoas tímidas, devido ao seu poder de integração, é indicada para pessoas com falta de concentração, devido à sua necessidade de agilidade, e é indicada para pessoas agressivas, devido a sua canalização de energia física e mental, enfim, é indicada para qualquer tipo de pessoa, género ou idade, contribuindo positivamente não somente para o físico, mas também para a mente e o espírito.

 

CORTESIA
A cortesia é mais do que um princípio, é um princípio de vida, que deve estar sempre presente nas relações do praticante com os outros.
Ser cortês significa respeitar o próximo, ser modesto, humano e delicado, e mostrar interesse pelo bem-estar dos outros.
Muitas vezes a cortesia está presente se, ao fazermos algo, nos preocuparmos em não prejudicar terceiros com essa acção.
Este tipo de comportamento deve existir não só nas relações do praticante para com o mestre, mas também na relação com todos aqueles com os quais o praticante se relaciona, directa ou indirectamente.
Cada vez mais rara nas relações sociais modernas, a cortesia deve estar patente na atitude diária de todos. O crescente egocentrismo do cidadão moderno tem vindo a comprometer a sobrevivência desse princípio tão valioso...

 

INTEGRIDADE 
A integridade consiste em fazer, no dia a dia, aquilo que está correcto numa perspectiva social, nunca prejudicando terceiros com as nossas acções.
É necessário que o praticante se comporte com responsabilidade e sentido de justiça, mantendo um sentido de autocrítica constante e severo, para analisar as suas acções, verificando a sua correcção dentro do grupo em que se insere.
Apenas quando o praticante se conhecer a si próprio, apontando sem medo os seus defeitos, conseguirá superar-se e conhecer os outros. Desta forma, poderá agir com integridade dentro do grupo onde se insere.
A integridade espelha-se diariamente na relação com aqueles que nos rodeiam. Saber viver em sociedade e saber agir correctamente dentro de um grupo, é uma qualidade.


PERSEVERANÇA
O praticante deve, a todo o momento, ser capaz de dizer “vou conseguir mais”, superando as suas limitações e dificuldades.
Nunca deve desistir perante os obstáculos, encarando cada dificuldade como uma nova oportunidade de dar o melhor que existe em si. Apenas deste modo conseguirá evoluir.
Devemos defender a máxima dos Jogos Olímpicos: “Faster, Higher and Stronger” (mais rápido, mais alto e mais forte).
As dificuldades que a vida moderna, em sociedade, nos impõe, tornam determinante a qualidade da perseverança. Só com esta se conseguem ultrapassar as barreiras e obstáculos que devem ser vencidos para atingir o sucesso pessoal.
  

 


AUTO-DOMINIO
A capacidade de execução de uma técnica está intimamente ligada com a capacidade de a controlar.
O praticante é treinado para reagir, a qualquer momento, com elevados níveis de eficiência e eficácia. No entanto, deve ser capaz de controlar essa reacção sempre que necessário.
Para além do físico, deverá ser também capaz de controlar as suas emoções e sentimentos, actuando a todo o momento de forma modesta, humilde e sincera.
Com o treino desenvolve-se a capacidade de controlar as emoções e de ter a atitude correcta em cada momento, apesar de por vezes "apetecer" fazer outra coisa diferente.



ESPIRITO INDOMÁVEL
O praticante deve desenvolver o seu espírito como uma arma, capaz de o motivar na perseguição dos seus objectivos.
Uma pessoa com um espírito forte deve, em qualquer circunstância, manter a via escolhida sem hesitações e sem receios, lutando até ao fim pelos princípios que norteiam a sua vida.
Nada conseguirá vencer um praticante com um espírito determinado a vencer. No entanto, deverá tomar sempre as opções correctas, não usando esta capacidade para prejudicar terceiros.

 

Fonte:

http://pt.scribd.com/doc/71797059/apostilajb